MÁSCARA CIRÚRGICA E RESPIRADORES PARA GRIPE SUÍNA

publicidade

Você já percebeu que existem diversos modelos de máscaras que aparecem na televisão quando mostram as pessoas nas ruas e os profissionais de saúde de hospitais? Você já observou que existem máscaras de diversas cores e formatos? Será que existe uma máscara melhor que a outra?

Na verdade existem diversos tipos de máscaras e de respiradores descartáveis. Aquilo que você vê no rosto dos médicos são respiradores. Eles são mais caros e realmente eficientes contra a gripe suína.

A questão é que respiradores descartáveis são muito parecidos com máscaras cirúrgicas e de procedimento e você precisa entender a diferença para se prevenir melhor da gripe suína. Existem diferenças com relação a finalidade de uso, vedação facial, tempo de uso e desempenho.

A maior diferença entre um respirador e uma máscara cirúrgica está na finalidade de uso. Respiradores são projetados para ajudar a reduzir a exposição respiratória a contaminantes dispersos no ar, tais como partículas, gases ou vapores.

Existem os respiradores para partículas (PFF). Ele impede a passagem de partículas menores que 100 micrometros (µm) de tamanho. Isto inclui partículas eliminadas no espirro, tosse e respiração que podem estar contaminados com fungos, Bacillus anthracis, Mycobacterium tuberculosis, o vírus causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG/SARS), vírus da gripe comum, gripe suína, etc.

Já as máscaras cirúrgicas não fazem este tipo de filtração e não tem vedação facial correta proteção respiratória das pessoas. Elas são desenvolvidas para prevenir a contaminação do ambiente de partículas grandes espelidas pelas pessoas como saliva e muco. Elas também são boas para reduzir o risco de projeções ou respingos de sangue, fluidos corpóreos, secreções e excreções atingirem a boca e o nariz do usuário.

O maior problema das máscaras cirúrgicas para prevenção contra a Gripe suína é o fato de que muito do ar inalado pelo usuário da máscara passa através dos espaços entre a máscara e a face, e não através do meio filtrante. E isto não acontece com os respiradores. Conheça todos os tipos de máscara que podem ser usadas para combater a gripe suína e conheça os melhores tipos de máscara clicando aqui.

Tabela 1: Uma comparação de respiradores e máscaras cirúrgicas.
Máscara Cirúrgica
Respirador
Composição Geralmente, tripla camada de não-tecido Tripla camada de não-tecido e filtro especial com tratamento eletrostático
Tipo de proteção Protege de infecções por inalação de gotículas Protege de infecções por inalação de aerossóis contendo agentes biológicos (vírus, bactérias, fungos)
Reduz o risco de projeções ou respingos de sangue, fluidos corpóreos e secreções de atingirem a boca e o nariz do usuário. Reduz o risco de projeções ou respingos de sangue, fluidos corpóreos e secreções de atingirem a boca e o nariz do usuário.
Minimiza a contaminação do ambiente com secreções respiratórias (ex.: saliva, muco) Minimiza a contaminação do ambiente com secreções respiratórias
Certificações e Registros Possui Registro no Ministério da Saúde.

Não é considerado pela Anvisa um Equipamento de Proteção Respiratória

Considerado pela Anvisa um Equipamento de Proteção Respiratória desde que com o Certificado de Aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e com Registro do Ministério da Saúde.
Descarte Imediato, após atendimento, sendo importante a lavagem das mãos após o descarte Imediato, após atendimento, sendo importante a lavagem das mãos após o descarte
Recomendação de uso Normalmente recomendado por enfermeiros/médicos do setor de controle de infecção. Normalmente recomendado por profissionais de segurança do trabalho que detém conhecimento de programas de proteção respiratória e/ou por enfermeiras do setor de controle de infecção
Diferenças de uso Composta por um filtro comum, chamado de não tecido. Pode ter uma ou mais camadas.

Proteção mais limitada porque a vedação no rosto é precária neste tipo de máscara.

É tecnicamente denominada respirador. Formada por filtros especiais com poder de filtrar partículas extremamente pequenas como é o caso de vírus, bactérias e outros agentes biológicos. Proteção mais adequada, porém exige o uso correto, especialmente quanto ao ajuste no rosto.
Também são considerados respiradores outros equipamentos com outros níveis de proteção, como respiradores com filtros químicos, respiradores motorizados, equipamentos de ar mandado
Se você gostou clique no botão: . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.. Recomente este artigo entre seus amigos do Facebook ou clique em curtir:
.
publicidade

Busca de Artigos

Faça uma busca e encontre outros artigos sobre o assunto:

CADASTRE SEU E-MAIL

Cadastre-se e receba novos artigos no seu email. Digite seu e-mail no campo abaixo:

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Deixe seus comentários