REMÉDIO CONTRA GRIPE ESTA COM ANÚNCIOS PROIBIDOS

patrocinados

Devido a uma determinação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão proibidas as propagandas de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico e, também, de medicamentos destinados ao alívio dos sintomas da gripe, como o paracetamol, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

As empresas que produzem este tipo de medicamento de combate aos sintomas da gripe devem parar de exibir anúncios na tv, rádio, revistas, jornais e na Internet. segundo o último Informe Epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, no dia 11 de agosto, 77% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave notificados e confirmados laboratorialmente  eram provocados pelo vírus da gripe suína H1N1.

Os produtos com publicidade proibida tem sua eficácia e segurança bastante conhecidas e são  úteis no tratamento dos sintomas da gripe, mas é importante que o uso destes medicamentos só devam ser feito com recomendação médica e a publicidade na TV pode acabar estimulando a auto medicação  o que poderia encobrir um caso mais grave de gripe suína. É importante evitar que estes medicamentos usados sem receita médica possam  mascarar sintomas importantes para a realização do diagnóstico preciso de pessoas infectadas pela nova gripe.

A suspensão permanecerá válida enquanto existir situação especial de risco à saúde. A norma suspende, ainda, o uso de qualquer técnica de comunicação para promoção desses medicamentos, inclusive, a presença de propagandistas em estabelecimentos de comércio varejista de produtos farmacêuticos.

Os medicamentos com publicidade proibida são  analgésicas e antitérmicas que não precisam de receita médica e os que contenham dipirona sódica, paracetamol e ibuprofeno.

Veja o informativo oficial da Anvisa clicando aqui. Você pode acessar a resolução clicando aqui.



Comentários