COMO A DENGUE SE MANIFESTA

publicidade

A infecção causada por qualquer um dos quatro tipos (1, 2, 3 e 4) do vírus do dengue produz as mesmas manifestações. A determinação do tipo do vírus do dengue que causou a infecção é irrelevante para o tratamento da pessoa doente. O dengue é uma doença que, na grande maioria dos casos (mais de 95%), causa desconforto e transtornos, mas não coloca em risco a vida das pessoas. As manifestações iniciais são febre alta, dor de cabeça, muita dor no corpo e, às vezes, vômitos. É freqüente que, 3 a 4 dias após o início da febre, ocorram manchas vermelhas na pele, parecidas com as do sarampo ou rubéola, e prurido (“coceira”). Também é comum que ocorram pequenos sangramentos (nariz, gengivas).

A maioria das pessoas, após quatro ou cinco dias, começa e melhorar e recupera-se por completo, gradativamente, em cerca de dez dias. Em alguns casos (a minoria), nos três primeiros dias depois que a febre começa a ceder, pode ocorrer diminuição acentuada da pressão sangüínea. Esta queda da pressão caracteriza a forma mais grave da doença, chamada de dengue “hemorrágico”. Este nome pode fazer com que se pense que sempre ocorrem sangramentos, o que não é verdadeiro. A gravidade está relacionada, principalmente, à diminuição da pressão sangüínea, que deve ser tratada rapidamente, uma vez que pode levar ao óbito. O dengue grave pode acontecer mesmo em quem tem a doença pela primeira vez.

O doente se recupera, geralmente sem nenhum tipo de problema. Além disso, fica imunizado contra o tipo de vírus (1, 2, 3 ou 4) que causou a doença. No entanto, pode adoecer novamente com os outros tipos de vírus do dengue. Em outras palavras, se a infecção foi com o tipo 2, a pessoa pode ter novamente o dengue causado pelos vírus dos tipos 1, 3 ou 4. Em uma segunda infecção, o risco da forma grave é maior, mas não é obrigatório que aconteça.

As manifestações iniciais do dengue são as mesmas de diversas outras doenças (febre amarela, malária, leptospirose). Também não servem para indicar se o dengue vai ser mais grave. Por isto é importante sempre procurar rápido um Serviço de Saúde, para uma avaliação médica. A meningite meningocócica pode ser muito parecida com o dengue grave, mas a pessoa piora muito mais rápido (logo no primeiro ou segundo dia de doença). O dengue pode se tornar mais grave apenas quando a pessoa começa a melhorar, e o período mais perigoso vai até três dias depois que a febre desaparece.

Se você gostou clique no botão: . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.. Recomente este artigo entre seus amigos do Facebook ou clique em curtir:
.
publicidade

Busca de Artigos

Faça uma busca e encontre outros artigos sobre o assunto:

CADASTRE SEU E-MAIL

Cadastre-se e receba novos artigos no seu email. Digite seu e-mail no campo abaixo:

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Comentários

  1. Petrya says:

    Tou com dengue e agora , meus Deus muitas dores musculares .. Ave Maria 3 vezes ! :-(

  2. beatriz says:

    Eu estou com suspeita de dengue que DEUS me abençoe e a que está com dengue

  3. jhonatha says:

    esto com suspeita de dengue mais áh dois anos atrás já tive dengue basica a fraca , é quanse msm sintomas esta ocorrendo aqui frebre mais já passou , meus olhos não doe mais arde um pouco , sem dor de cabeça , minhas dores musculares não sao fortes ex: dormi tarde e acordei mt tarde quando uma pessoa dorme de mal jeito acho que esta doendo um pouco por isso , e no meu abdome não esta doendo . e isso oque eu esto sentindo sera começo de dengue ? sim é minha garganta ta um pouco em flamada …

  4. Geovanna says:

    Queria que me responde-sem !! Por favor..

    Tem dois dias que tive dor de cabeça fraca o corpo um pouco febril e corpo cansado… um pouco de dor de barriga(sem diarreia).
    Sem dores musculares… agora já melhorou mas queria saber se preciso procurar um expecialista…

Deixe seus comentários