COMO SABER SE ESTOU OBESA

publicidade

Obesidade significa excesso de gordura no organismo. É possível saber se você obesa através do IMC. A medida exata de gordura é de muito difícil obtenção, mas alguns índices podem avaliar de uma maneira relativamente correta a quantidade de gordura do corpo. O índice mais utilizado é chamado Índice de Massa Corporal (IMC), que se obtém dividindo o peso do indivíduo (em Kg) pela altura ao quadrado (ou altura x altura) em metros. Obtém-se assim um número seguido de Kg/m2 que deve ser interpretado da seguinte maneira:

  • menor que 18 Kg/m2 = subnutrido
  • de 18 a 26 Kg/m2 = normal
  • de 26 a 30 Kg/m2 = pesado
  • acima de 30 Kg/m2 = obeso

Indivíduos com valores de IMC superiores a 40 Kg/m2 são chamados de obesos mórbidos. A obesidade é causada por um desbalanço, entre as calorias que são consumidas sob a forma de alimentos e as calorias que são gastas pelo indivíduo para o organismo funcionar, mesmo em repouso, realizar atividades física e digerir os alimentos consumidos.

O excesso de calorias, resultante de um balanço positivo entre o que é consumido e o que é gasto, é depositado no organismo. Boa parte desse depósito se faz sob a forma de gordura e quanto mais se deposita mais obeso é o indivíduo. Dessa maneira você pode estar obesa porque come exageradamente, ou gasta poucas calorias, ou tem mais facilidade de produzir gordura quando o balanço calórico é positivo, queima gorduras com menor facilidade, ou então todos estes fatores juntos ou alguns deles combinados.

São propensos à obesidade aqueles indivíduos que apresentam uma tendência genética a ser obesos – e isto é bastante freqüente – ou quando, mesmo sem tendência genética, exageram na quantidade de alimentos ingeridos (particularmente os alimentos gordurosos) ou levam uma vida muita sedentária.

Se você gostou clique no botão: . Para ser avisado quando novos conteúdos forem publicados cadastre seu e-mail clicando aqui ou assinar nosso feed.. Recomente este artigo entre seus amigos do Facebook ou clique em curtir:
.
publicidade

Busca de Artigos

Faça uma busca e encontre outros artigos sobre o assunto:

CADASTRE SEU E-MAIL

Cadastre-se e receba novos artigos no seu email. Digite seu e-mail no campo abaixo:

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Comentários

  1. juliana says:

    estou com 46,600 kl estou magra de mais para minha altura de 1,66 pq???

Deixe seus comentários